Aprenda a tocar um instrumento Musical !

Qual o tamanho de violão mais adequado?

 

Tamanhos de violões: o que você precisa saber

Se você tem mãos pequenas ou dedos curtos, a escolha do violão correto é crucial para garantir uma sensação confortável ao tocar.

O melhor violão é aquele que você usa e sente-se bem ao tocá-lo. Quando você tem mãos pequenas, alguns violões podem parecer estranhos ou até mesmo forçar demais as mãos. 

Este guia o ajudará a encontrar o violão mais adequado para suas mãos pequenas.

Também explicarei o aspecto importante de tocar violão com mãos pequenas, percebi que não há artigos falando sobre isso na internet.

Neste guia, você aprenderá:

  • Os diferentes tipos de violões mais adequados para mãos pequenas.
  • Como lidar com a dor nas mãos quando você inicia os estudos do violão.
  • Exercícios para alongar os dedos e ter um melhor desempenho ao tocar o violão.
  • Dicas e conselhos que funcionam para estudantes de violão com mãos pequenas.

Encontrar o tipo certo de violão é apenas metade o início do caminho,  portanto, neste guia, assegurarei que você saiba o que fazer para que seu violão e sinta-se confortável ao tocá-lo.

Suas mãos são muito pequenas?

Talvez você esteja prestes a desistir de estudar violão por achar que pelo fato de ter mãos pequenas, não conseguirá aprender. Vamos dar uma olhada se isso é verdade.

Talvez você tenha tentado tocar alguns acordes, se esforçou para colocar os dedos nos lugares certos e lhe parece quase impossível esticar os dedos na posição correta, ou talvez você sinta dor nas mãos quando toca e está preocupado com o fato de não conseguir montar os acordes.

Ao longo dos anos, muitos estudantes procuram soluções para essa questão que parece sérum tormento para os donos das mãos pequenas.

Aqui estão as boas notícias:

Todo estudante já teve essa dificuldade ao longo dos anos, independente do tamanho de suas mãos.

 Já tivemos alunos adultos com mãos maiores que as minhas reclamando que eles simplesmente não conseguem esticar os dedos no lugar e que suas mãos doem quando tentam.

No entanto, alunos de 7 anos de idade envolvem facilmente suas mãos minúsculas em torno de um violão de tamanho normal e tocam esses mesmos acordes com facilidade (após o treinamento adequado).

tamanhos das mãos

O problema real não é o tamanho das suas mãos (embora o tamanho seja importante até certo ponto), o problema real é que o violão exige que você estique as mãos de maneiras incomuns.

Se você está sentindo dor ou acha difícil alcançar as posições enquanto toca, parte do problema é devido ao tamanho das suas mãos. Mas a questão principal é treinar suas mãos para alongar corretamente.

Neste guia, examinarei primeiro como diferentes violões são tocados, mas depois voltarei a atenção para o problema real com o qual você precisa lidar quando tiver mãos pequenas. Mostrarei exercícios que você pode usar para treinar as mãos para alongar corretamente.

Como você aprenderá neste guia, mãos pequenas são perfeitamente capazes de tocar violão quando você as treina adequadamente.

 

Violões de tamanho normal

Embora você possa pensar que violões de tamanho reduzido são sua única opção, vamos dar uma olhada para ver se isso é verdade.

Vejamos violões de tamanho normal e como eles tocam quando você tem mãos pequenas.

Enquanto muitas pessoas podem querer pular imediatamente essa opção, vale a pena olhar, pois você pode achar que alguns violões de tamanho normal são confortáveis ​​de tocar – mesmo com mãos pequenas ou dedos curtos.

Apesar do que o nome sugere, todos os violões de tamanho normal não são exatamente do mesmo tamanho. Pode haver uma grande diferença de tamanho entre diferentes violões ‘de tamanho normal’.

Alguns violões de tamanho normal parecerão impossíveis de tocar quando você tiver mãos pequenas, enquanto outras se sentirão surpreendentemente confortáveis.

Aqui estão alguns violões e Guitarras de tamanho normal:

Violões e Guitarras

Ao comparar os violões acima quando você tem mãos pequenas, há duas partes importantes a serem consideradas:

  1. O corpo (destacado na caixa azul)
  2. O pescoço (destacado na caixa vermelha)

Ambas as partes desempenham um papel importante na maneira como um violão é tocado, então vamos ver cada parte em detalhes para que você saiba o que procurar em um violão.

Pescoço do violão

Primeiro, observe o comprimento das caixas destacadas em vermelho nos diferentes violões. Você notará que há uma grande diferença no comprimento entre os diferentes violões.

Nem todos os pescoços têm o mesmo comprimento. Como explico em detalhes no meu Guia sobre comprimento de escala de guitarra , pode haver uma enorme diferença no comprimento do braço entre diferentes violões.

Aqui está uma comparação de diferentes comprimentos de braço de violões em tamanho normal:

comprimento de braços violão e guitarra

Todos eles são considerados em tamanho real, mas você pode ver a grande diferença entre cada violão. O Fender Jaguar ou Gibson Les Paul vai se sentir muito mais fácil de tocar do que o Ibanez.

O comprimento do pescoço afeta a proximidade dos trastes. Quanto mais longo o pescoço, maior a diferença entre os trastes. É por isso que muitas pessoas com mãos pequenas tendem a preferir violões de tamanho reduzido. Os trastes estão mais próximos, para que suas mãos não precisem se esticar tão longe.

Mas o comprimento não é o ponto mais importante quando se olha para o pescoço. O ponto mais importante quando você tem mãos pequenas é a largura e o raio do pescoço.

Alguns violões um pescoço grosso, o que dificulta o envolvimento de mãos pequenas. Imagine tentar envolver sua mão em torno de um taco de beisebol – é assim que alguns violões parecerão quando você tiver mãos pequenas.

Imagine tentar envolver sua mão em volta deste braço grosso do violão:

Espessura do braço violão e guitarra

A imagem abaixo compara diferentes pescoços:

diferentes espessuras braço violão e guitarra

Observe que alguns pescoços são finos, enquanto outros são grossos e redondos. Cada um deles parecerá completamente diferente de tocar e, em geral, você achará muito mais fácil alcançar o braço do violão com um pescoço fino.

Um pescoço fino facilita para que você alcance as cordas e pode parecer mais confortável para tocar.

Você poderá tocar um violão de tamanho normal com facilidade se o braço for fino e não for muito largo. Enquanto um violão de tamanho normal com um pescoço robusto pode parecer impossível.

O Melhor violão para dedos curtos ou mãos pequenas é aquela com um pescoço achatado que facilita o alcance dos dedos mais curtos em volta do pescoço.

Super dica: não olhe apenas para o comprimento de um violão, observe mais de perto a espessura e o raio do braço. É nisso que você está colocando a mão, e é isso que mais importa.

 

Corpo do violão

O tamanho e a forma do corpo desempenham um papel importante no conforto do violão quando você tem mãos pequenas. Este é um ponto importante que notei que outros sites esquecem de mencionar ao falar sobre os melhores violões para mãos pequenas.

Por exemplo, um violão grande e volumoso (os dois primeiros violões mostrados acima) pode parecer impossível para uma criança pequena ou um adulto baixo. Uma criança que tenta alcançar o pescoço (destacada em vermelho) talvez não consiga tocá-lo.

Imagine uma criança pequena tentando envolver um violão com as mãos:

comparação de violões

Eu já vi adultos se esforçando para alcançar as cordas de um violão grande como esses; portanto, se você tem mãos pequenas, pode achar que o tamanho grande do violão é o verdadeiro problema.

Agora imagine envolver as mãos nesse violão:

Pode não aparecer bem na foto, mas este violão é ridiculamente fino e abraça perto do seu corpo. Os contornos em violões como esse permitem que você se aproxime ainda mais das cordas.

Você pode achar que um violão acústico de tamanho grande seja impossível de tocar.  Mas um violão de tamanho normal com um corpo contornado que fica bem no seu colo pode parecer perfeitamente bem.

No vídeo abaixo, você pode ver uma menina de 9 anos tocando uma guitarra elétrica de tamanho completo com facilidade (ela também é uma ótima guitarrista!):

 

 

Observe como a forma do corpo facilita o alcance dos braços curtos para onde eles precisam ir? Suas mãos pequenas não têm problemas em interpretar partes incrivelmente difíceis.

Ela é capaz de se inclinar facilmente sobre o violão ou guitarra e ver o que as duas mãos estão fazendo. Ela não seria capaz de fazer isso com um violão maior.

Agora, se ela tentasse tocar alguma coisa em um violão de tamanho normal, o volumoso corpo do violão ou guitarra dificultava o alcance adequado das cordas e o que ela estava fazendo.

IMPORTANTE: não presuma que você precise comprar uma guitarra ou violão de tamanho reduzido apenas porque possui mãos pequenas. Eu ensinei muitos alunos ao longo dos anos com mãos pequenas (crianças e adultos) e a maioria deles estava perfeitamente bem com um violão de tamanho normal quando a forma do corpo se encaixava neles.

Mais adiante neste guia, darei exercícios que lhe permitirão tocar qualquer guitarra ou violão com maior conforto.

Se você quer comprar um violão ou guitarra para uma criança, leia o meu guia sobre Quanto pesa as guitarras elétricas , pois é importante pensar também em quanto pesa uma guitarra ou violão.

Embora o tamanho e o formato de uma guitarra sejam o fator mais importante a considerar, o peso de muitas guitarras e violões podem ser um problema para algumas pessoas.

 

Por que você deve adquirir um violão ou guitarra de tamanho normal

O conselho que vejo em outros sites é que, se você tiver mãos pequenas, compre uma guitarra ou violão de tamanho reduzido. Embora você possa definitivamente considerar essas guitarras, vejamos por que recomendo uma guitarra ou violão de tamanho normal.

Uma guitarra de tamanho normal não se adequa a todos, mas, pela minha experiência, posso dizer que tanto violões e guitarras em tamanhos normais se adequam à maioria das pessoas com mãos pequenas.

Suas mãos não são tão pequenas como imagina (a menos que você esteja procurando um violão para crianças menores de 6 anos)

Embora possa parecer impossível para você agora, suas mãos são perfeitamente capazes de aprender a tocar em um violão de tamanho normal.

O vídeo anterior do garoto de 9 anos é um dos inúmeros exemplos de mãos pequenas capazes de executar uma música complicada em uma guitarra de tamanho normal.

Se as mãos de uma criança de 7 anos forem capazes de tocar um acorde aberto (e elas são), suas mãos serão mais do que capazes de fazer o mesmo com o treinamento adequado.

O ponto importante a ter em mente é que suas mãos são totalmente capazes de tocar em uma guitarra ou violão de tamanho normal – mesmo que não pareça possível no momento. Suas mãos nunca são pequenas demais para tocar violão e você não precisa de um violão de tamanho reduzido para tocar.

 

Mais escolhas

Depois de treinar suas mãos para poder tocar uma guitarra de tamanho normal, você poderá tocar em quase tudo. Você poderá entrar em uma loja de guitarras e violões escolher entre uma variedade incontável em diferentes formas e estilos.

Haverá alguns instrumentos que parecerão grandes demais para você (por exemplo: guitarras acústicas), mas depois de treinar os dedos para se sentir confortável em um braço de tamanho normal, você terá a liberdade de tocar quase tudo.

A desvantagem de tocar em uma guitarra ou violão de tamanho reduzido é que você sempre estará limitado a esses instrumentos.

Se você só pode tocar guitarras de tamanho reduzido, ficará desapontado o tempo todo com todas as guitarras que não vêm em uma versão de tamanho reduzido.

 

Guitarras e violões de escala reduzida

Se você pulou a seção acima ou não está convencido de que é capaz de tocar um instrumento de tamanho normal, provavelmente deseja saber sobre instrumentos de escala reduzida.

Como o nome sugere, esses instrumentos simplesmente reduzem o comprimento da escala para que o braço fique mais curto:

Escala mais curta de um violão

 

Um pescoço mais curto significa que os trastes estão mais próximos e o corpo também pode se reduzir para se sentir mais confortável em seu colo.

Não deve surpreender que a guitarra mostrada acima pareça mais fácil de tocar do que a dreadnought de tamanho normal abaixo dela.

Como explicado acima, na maioria das vezes quando alguém reclama que um violão é grande demais para as mãos, o problema real geralmente é o corpo do violão . 

Se você pegar uma guitarra de tamanho 3/4 e achar que é perfeita para suas mãos pequenas, é provável que seja apenas o tamanho do corpo que a faça sentir-se mais confortável.

Uma boa maneira de testar se isso é verdade ou não é experimentar uma guitarra com um braço em grande escala:

Escala larga de violão

O violão acima tem um braço de largura total, mas é mais baixo em escala e tem um corpo muito menor do que um violão normal.

Quando pessoas com mãos pequenas tentam tocar algo como o violão acima, de repente percebem a diferença que o corpo do violão faz.

Esse tipo de guitarra uma das melhores opções quando você sente que uma guitarra de tamanho normal é muito grande. Você obtém um corpo de guitarra ou violão mais confortável que permite alcançar facilmente as cordas sem precisar comprometer a largura do braço.

Existem até guitarras com pescoços em escala real e tamanhos de corpo reduzidos, como a guitarra Traveler abaixo:

Traveler

Embora a compra desse tipo de guitarra seja extrema, porque você tem mãos pequenas, ela mostra a importância do tamanho do corpo em uma guitarra.  Deveria ficar claro como as cordas são facilmente acessíveis quando o corpo do violão é quase todo removido.

Embora eu não ache que pessoas com mãos pequenas precisem de um violão como esse, pode valer a pena considerar se você gosta de tocar violão, mas odeia lidar com um corpo volumoso.

Confira meu guia sobre guitarras de viagem aqui para mais opções que podem servir você.

O guia também fala sobre as limitações e os prós / contras da compra de guitarras de tamanho reduzido. É importante entender os compromissos em tom e qualidade antes de se comprometer em comprar uma guitarra.

 

Como esticar os dedos para guitarra

Independentemente do tamanho das mãos ou do comprimento dos dedos, você precisa aprender a esticar os dedos de maneiras que não sejam naturais. Como mencionei anteriormente, todo mundo luta primeiro para tocar acordes básicos ao aprender violão – até mesmo pessoas com mãos grandes.f

Escrevi aqui uma lição completa, com exercícios para os dedos da guitarra, que oferecem tudo o que você precisa para colocar os dedos em forma.

Se você tiver mãos pequenas, alguns desses exercícios serão extremamente difíceis. Mas praticar esses exercícios é como você pode superar qualquer limitação percebida de suas mãos.

Pratique estes exercícios por 10 minutos todos os dias e você descobrirá que o que costumava parecer impossível de repente parece viável.

Se você não fez esse tipo de exercício antes, dedique algum tempo a trabalhar neles antes de decidir que precisa de um violão para atender às suas mãos menores. Com uma ou duas semanas praticando esses exercícios, sua mão poderá esticar muito mais do que pode agora.

Aqui está um exemplo de um exercício popular para os dedos, projetado para esticar os dedos:

Treino para alargar os dedos

A idéia por trás do exercício é simples, mas faz maravilhas pela força dos dedos.

Você coloca seu primeiro dedo (dedo indicador) no quinto traste e o toca. Em seguida, toque o sexto traste com o segundo dedo (meio) enquanto continua pressionando o primeiro dedo.

Em seguida, toque o sétimo traste com o terceiro dedo, enquanto mantém os outros dois dedos pressionados. Finalmente, toque a oitava casa com o quarto dedo e mantenha os quatro dedos no lugar. Então você passa para a próxima sequência e repete o padrão.

Quando você chegar ao quarto dedo, você sentirá seus dedos realmente esticarem. Dependendo do tamanho das suas mãos e quanta prática você aplicou, isso parecerá fácil ou extremamente difícil.

O ponto principal a ser lembrado é que nunca tivemos alunos incapazes de fazer esse exercício devido ao fato de suas mãos serem muito pequenas.

Alguns estudantes precisam de algum tempo para trabalhar até esse nível, mas todos (incluindo crianças de 7 anos com mãos minúsculas) conseguem.

 

Lidar com a dor na sua mão

Infelizmente, é completamente normal sentir dor nas mãos quando você aprende violão ou guitarra. Suas mãos não estão acostumadas a esticar e pressionar as cordas, por isso é como tentar um novo exercício e sentir dores nos músculos.

Todo mundo sente alguma dor ou desconforto quando tenta aprender acordes ou tocar notas no instrumento pela primeira vez. Ter mãos pequenas pode aumentar o desconforto, porque você precisa pressionar com mais força do que alguém com mãos maiores e mais fortes.

Aqui estão algumas dicas para lidar com desconforto ou dor nas mãos:

  • Faça pausas regulares. Dê tempo à sua mão para se recuperar após cada sessão de treinos. Sua mão está usando músculos que você normalmente não usa, então eles se cansam.
  • Continue trabalhando com exercícios com os dedos. Os exercícios desenvolverão rapidamente força e controle nos dedos. Quanto mais cedo você desenvolver essa força, mais cedo a dor irá parar.
  • Use um toque mais leve. Os iniciantes sempre pressionam as cordas com muito mais força do que pessoas que já tocam. Pode parecer que você precisa pressionar muito, mas logo aprenderá que é possível um toque mais leve. A dor desaparecerá magicamente quando você desenvolver um toque mais leve.
  • Use um capo. Coloque um capo no pescoço e você descobrirá que ele reduz a quantidade de pressão que você precisa aplicar nas cordas. Usar um capo pode ajudá-lo a superar o estágio de “dores de crescimento” do aprendizado de violão.

O ponto-chave a ser lembrado é que todo mundo sente algum desconforto no começo  e esse desconforto irá parar. Ande com calma e não desista – você conseguirá superar isso.

 

Se você aprendeu em uma guitarra de tamanho normal e procurou neste artigo uma guitarra menor para a qual trocar, recomendo que você dedique algum tempo a esses exercícios antes de desistir da guitarra existente.

A menos que o tamanho do corpo da guitarra esteja causando problemas ou um pescoço pesado dificultando o acesso às cordas, exercícios como esse melhorarão significativamente a capacidade da sua mão de esticar e tocar o que quiser.

Se você deseja mudar para uma guitarra menor para facilitar as coisas para você, tudo bem. Mas, esperançosamente, este guia explicou por que você não deve considerar as mãos pequenas como uma limitação quando se trata de tocar violão.

 

LEIA TAMBÉM:

Como encontrar um bom professor de violão: um guia detalhado Embora seja possível aprender a tocar violão apenas assistindo aos ...
Ler Mais
Tamanhos de violões: o que você precisa saber Se você tem mãos pequenas ou dedos curtos, a escolha do violão ...
Ler Mais
Meu Filho escolhendo o seu instrumento Musical Essa é uma dúvida frequente de muitos pais que desejam matricular seus filhos ...
Ler Mais
Benefícios que a Música pode proporcionar a uma criança durante o crescimento Como pai, você quer o melhor para seus ...
Ler Mais
Que idade as crianças podem começar a aprender violão? Conselho de um professor de violão Se seu filho se interessou por ...
Ler Mais

 

 

 

 

 

 

 

Close Menu
error: Content is protected !!