O que é um Luthier?

O que é um Luthier ?

Vamos entender o que é um Luthier?

 

Luthier é o profissional que faz e conserta instrumentos musicais.

Da mesma forma que um mecânico é especialista em automóveis e os aficionados por carro não levam o seu em qualquer profissional, assim também os músicos têm seus “mecânicos” favoritos.

O nome Luthier se origina da palavra luth que é de origem francesa e significa alaúde, um antigo instrumento de cordas que existe antes mesmo da época de Jesus.

Partindo dessa palavra podemos traduzir luthier como sendo o profissional que fabrica alaúdes.

Mas, essa palavra designa apenas os profissionais que criam e reparam instrumentos de cordas beliscadas que possuam caixa de ressonância (algo familiar não?).

Assim, luthier fabrica e conserta apenas instrumentos como violão, violinos, violoncelos, contrabaixos, violas e também todo tipo de guitarras (acústica, clássica e elétrica), além de alaúdes, bandolins, archilaúdes e tiorbas.

Em alguns países o termo violeiro e guitarreiro também é utilizado, mas acaba sendo confundindo com os músicos que tocam viola, assim o termo luthier é o mais adequado para designar esse profissional.

 

O que faz um Luthier?

 

Como falamos acima o Luthier é especializado na confecção e conserto de instrumentos musicais de corda (menos o piano).

Suas funções principais incluem desmonte, limpeza e remontagem do instrumento como também reparos na estrutura e até mesmo substituição de partes danificadas dos instrumentos.

Atualmente a maioria dos luthiers se dedica mais ao reparo e manutenção de violões e guitarras, sendo mais difícil encontrar os profissionais que fabricam esses instrumentos.

Esses profissionais são procurados para reparos e também para afinação precisa dos instrumentos, deixando-os impecáveis para que os músicos os utilizem.

luthier José Martins
luthier José Martins 

No Brasil o termo pode designar também os profissionais que trabalham com qualquer tipo de instrumento, não só os de corda, mas isso depende do contexto em que o termo é utilizado.

Para ser luthier é preciso antes de tudo amar a música, e depois conhecer os instrumentos profundamente, para saber repará-los do jeito correto.

Estudar a história da música e também dos instrumentos de corda é assunto obrigatório para quem deseja abraçar essa profissão, pois nunca se sabe quando um alaúde (4000 AC) pode aparecer na oficina para ser reparado.

 

Luthiers famosos no mundo

 

Luthier Stradivarius
Antonio Stradivari

 

O país que mais forneceu luthiers excepcionais para o mundo foi a Itália.

O famoso Antonio Stradivari (1644-1737), mais como conhecido como Stradivarius (famosa marca de violinos), nasceu em Cremona e seu nome ficou conhecido internacionalmente pela qualidade dos instrumentos que produzia.

O mestre de Stradivari, Nicolò Amati (1596-1984) e Giuseppe Guarnieri (1698-1744) também são naturais de Cremona e notadamente luthiers de renome internacional.

Portugal também produziu luthiers (ou violeiros, como é mais comum no país), famosos.

Belchior Dias do século XVI, natural de Lisboa fabricou 3 maravilhosas violas de mão de cinco e seis cordas, onde uma delas está de posse do Royal College Of Music de Londres e sua fabricação data de 1581.

Domingos Ferreira (1709-1771) violeiro/luthier de Portugal e do Brasil Colônia teve sua oficina em Ouro Preto (MG) e seu inventário pertence aos arquivos do Museu da Inconfidência dessa cidade.

Portugal abrangeu desde o século XIX muitos núcleos de produção de violas e guitarras acústicas (violões), onde as escolas mais ativas e famosas ficam na cidade do Porto, em Lisboa e Coimbra.

Para complementar seu conhecimento em violões, não deixe de ler nosso artigo sobre as diferenças do violão clássico e o popular.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *