Fingerstyle é difícil ?

Afinal o que vem a ser Fingerstyle ?

 

Olá nós que fazemos o Site O Som das Cordas, temos o imenso de compartilhar informações sobre essa forma de tocar violão que a cada dia vem ganhando mais adeptos.

Se traduzirmos literalmente seria “Tocar com os dedos”, porém antes de tudo precisamos saber que  Fingerstyle é um “Estilo de Música”, influenciado pelo folk americano da década de 60 utilizando os violões com cordas de aço.

Esse Estilo de Música é a união de algumas técnicas utilizadas em instrumentos de cordas como hammer-on, pull-off, slides e muitas outras.

Uma particularidade são as várias afinações utilizadas para executar as músicas, não se prendendo a afinação padrão em MI (E).

Outra técnica bem característica é a marcação da bateria, reproduzida por “pancadas” na caixa do violão, isso faz com que o músico produza um som muito mais encorpado.

Algumas canções executadas por quem toca Fingerstyle causam aos seus ouvidos uma nítida sensação de ter dois instrumentos tocando juntos.

Isso se dá porque a melodia e a base da música são tocadas de forma simultânea causando uma impressão de ter mais de um músico executando aquela canção.

O Fingerstyle tornou-se tão popular ao longo dos anos que, o que a principio era utilizados por músicos de jazz e blues acabou sendo incorporado em diversos estilos musicais.

 

Veja o vídeo abaixo uma execução com Fingerstyle

 

 

Muitos violonistas e guitarristas são adeptos do Fingerstyle a fim de aprimorar suas técnicas, para quem estar disposto a se aventurar e aprender Fingerstyle vale um aviso.

A internet estar cheia de vídeo aulas expostas de forma aleatórias no grau de dificuldade, o que pode lhe prejudicar em seu aprendizado.

Busque seguir uma metodologia com uma didática que siga um cronograma, de básico até avançado. Não adianta querer executar uma técnica média por exemplo sem antes saber o básico (ou achar que sabe)

Para ajuda-los, deixaremos abaixo uma indicação de um dos melhores Mestres do Fingerstyle no Brasil além de algumas dicas para que possam executar de forma eficiente o Fingerstyle, são coisas básicas mas que te ajudarão bastante durante os seu aprendizado.

 Aulas Fingerstyle  >> Aprenda Fingerstyle com Rafael Alves

 

Espero que esse artigo tenha sido proveitoso, te desejamos muito sucesso e um excelente estudo. Compartilhe com outras pessoas esse conteúdo.