Diferenças entre o violão clássico e o violão popular

postura para tocar violão - o som das cordas

Vamos entender as diferenças entre o violão clássico e o violão popular

As diferenças entre o violão clássico e o violão popular estão relacionadas basicamente a maneira como são executadas as músicas e também os tipos de peças que são reproduzidas.

Não existe diferença física entre um violão para tocar música clássica e um que toca música popular, os instrumentos são exatamente os mesmos respeitando apenas o tipo de cordas para cada ritmo que será executado.

O que é o violão popular

Dá-se esse nome a toda execução de músicas consideradas do acervo popular como samba, mpb, bossa nova, rock, xote, blues, sertanejo, entre muitos outros.

Quando falamos de ritmos específicos de uma região, ou de um país, costumamos denominar música regional e ela também faz parte do chamado violão popular.

Assim, ritmos como flamenco (Espanha), guarânia (Países andinos), xote (nordeste do Brasil) são músicas populares, mas regionais.

Ao contrário do que se pensa não é mais fácil executar músicas populares do que as clássicas, pois dependendo do ritmo os acordes e andamento da música podem ser bem complexos.

Uma das principais dificuldades dos alunos de violão é justamente a junção correta e precisa dos movimentos das duas mãos, a que troca os acordes e a que faz a “levada” que dita o andamento da música.

Por isso qualquer música que seja interpretada no violão precisa de treino e principalmente prática para ser bem executada.

Músicos que optam por reproduzir músicas populares no violão acabam concentrando seus estudos em harmonia e improvisação, e utilizam na maioria das vezes cifras e sistema de tablaturas para ler as músicas.

Alunos de violão popular podem aprender a tocar em cursos técnicos, e até mesmo cursos online, enquanto que os alunos de violão clássico geralmente ficam anos em conservatórios para desenvolver bem as peças mais exigentes.

 

O que é violão clássico ou erudito

Se o violão popular é a reprodução dos ritmos mais populares e regionais, o violão clássico, que também é chamado de erudito é a reprodução de peças clássicas.

Como falamos acima, não existe diferença física nos instrumentos que tocam esses ritmos, a diferença está apenas na forma de executar a música, inclusive na postura para segurar o instrumento.

No violão popular geralmente o músico apoia os pés em um lugar mais alto para dar firmeza na hora de tocar e trocar os acordes.

Os músicos de violão clássico habitualmente apoiam o instrumento contra o peito para terem segurança e firmeza na hora de executar os acordes clássicos.

Na música clássica geralmente usa-se muito o conceito do dedilhado, que é a passagem rápida dos dedos beliscando cada corda separadamente, diferente do popular que costuma tocar todas de uma vez em cada acorde.

Outra diferença dos músicos de violão clássico é que normalmente executam as músicas a partir da leitura de partituras, por isso acabam estudando mais teoria musical que os músicos de violão popular.

Independente do tipo de música, o artista que toca violão precisa conhecer intimamente a peça que será executada, para entender seu ritmo, andamento e troca de acordes, afim de reproduzi-la fielmente.

Em qualquer tipo de estudo de música o que mais auxilia o músico é a prática constante e a vontade de aprender coisas novas sempre.

Manter o violão regulando é importantíssimo para que consiga tirar um som limpo, veja no artigo indicado como Regular seu violão da forma correta.

 

Veja Também:

Home: www.osomdascordas.com Mini dicionário dos acordes mais usados no violão Acordes maiores e menores em tríades Esses são os desenhos mais usados ...
Ler Mais
Vamos entender as diferenças entre o violão clássico e o violão popular As diferenças entre o violão clássico e o ...
Ler Mais
Vamos entender o que é um Luthier? Luthier é o profissional que faz e conserta instrumentos musicais. Da mesma forma ...
Ler Mais
Entenda agora Como fazer um violão ? Depois de conhecer a história do violão e saber suas partes, que tal ...
Ler Mais
Conhecendo quais são as partes do Violão As partes do violão são desenhadas e desenvolvidas para que o instrumento reproduza ...
Ler Mais
Contando a História do Violão Conhecer a história do violão deve ser o primeiro passo para se familiarizar com o ...
Ler Mais
Entenda como Regular um Violão Ao contrário da guitarra e do baixo, o violão não tem uma ponte complexa e ...
Ler Mais

Deixe uma resposta

Close Menu