Como escolher um Instrumento Musical para o meu filho

Escolher instrumento musical para meu filho

Meu Filho escolhendo o seu instrumento Musical

 

Essa é uma dúvida frequente de muitos pais que desejam matricular seus filhos em uma aula de instrumento: qual instrumento escolher? Qual o instrumento certo pra idade dele?

Definitivamente, essa decisão não é uma tarefa simples, cada instrumento musical possui suas qualidades sonoras e visuais, como também suas dificuldades técnicas e exigências motoras.

Em primeiro lugar, é fundamental levar em consideração a opinião da criança ou do adolescente.

Procure compreender que nem sempre os nossos filhos querem tocar aquele instrumento que sonhamos, ou que não pudemos tocar quando crianças.

É fundamental conversar com eles sobre o assunto e procurar descobrir qual instrumento mais agrada e interessa a eles.

Se por acaso a criança não souber com certeza qual instrumento quer aprender, vale a pena incentivá-la a participar de concertos e shows com instrumentos variados, para que tenha a oportunidade de ver diversos instrumentistas em ação.

Além disso, informe-se se a escola de música escolhida por você oferece aulas experimentais, pois assim seu filho poderá conhecer não só o instrumento, mas também o professor.

Uma outra questão muito importante é a condição física e econômica da família: é importante que seu filho possua um instrumento para a prática diária em casa e que seja incentivado pelos pais a estudar, praticar e sempre mostrar o que aprendeu.

De qualquer forma, aprender um instrumento é sempre uma diversão e deve ser um prazer para o aluno.

Seja na guitarra, na bateria, no violão, no piano ou em qualquer outro instrumento, fazer música deve ser divertido!

Por Vivian Agnolo Madalozzo, Referência: ILARI, Beatriz. Música na infância e na adolescência – um livro para pais, professores e aficionados. Curitiba: Ibpex, 2009.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *