Skip to main content

Acordes para Violão

Home: www.osomdascordas.com

 

Mini dicionário dos acordes mais usados no violão

 

Acordes maiores e menores em tríades

Esses são os desenhos mais usados de acordes maiores e menores em tríades (acordes com três notas) iniciados nas notas naturais (dó, ré, mi, fá, sol, lá e si), e usados com maior frequência em: Música Folclórica, Sertaneja, Pop e Rock.

Acordes maiores com sétima menor (7)

Esses são os desenhos mais usados de acordes maiores em tétrade (acordes com quatro notas) com sétima (menor), usados com maior frequência em: Blues, Bolero, Tango, MPB, Samba, Choro, Pagode, Baião, Xote, e em todas as variações desses ritmos.

Acordes maiores com sétima maior (7M)

Esses são os desenhos mais usados de acordes maiores em tétrade com sétima maior, usados com maior frequência em:  Jazz, Bossa e MPB.

Acordes menores com sétima menor (m7)

Esses são os desenhos mais usados de acordes menores em tétrade com sétima menor, usados com maior frequência em: Blues, Jazz, Bossa e MPB.

Acordes de estrutura híbrida (incompleta) 4 e 9

Esses são os desenhos mais usados de acordes com quarta e acordes com nona, usados com maior frequência em: MPB e Pop-Rock.

Acordes maiores e menores invertidos

Esses são os desenhos mais usados de acordes invertidos, maiores e menores em tríades, usados com maior frequência em: MPB e Pop-Rock.

Acordes menores com sétima maior e com sétima e quinta diminuta

Acordes menores com sétima maior, e acordes menores com sétima e quinta diminuta, usados com maior frequência em:  Jazz, Bossa e MPB.

Acordes com sétima e nona maior

Acordes maiores com sétima menor e nona maior (9), usados com maior frequência em:  Jazz, Bossa e MPB.

Acordes com sétima e nona alterada

Acordes maiores com sétima menor e nona alterada (b9 ou #9), usados com maior frequência em:  Jazz, Bossa e MPB.

Acordes com sétima e décima terceira e acordes Diminutos  

Desenhos de acordes maiores com sétima menor e décima terceira maior, e acordes diminutos,  usados com maior frequência em: Jazz, Bossa e MPB.

Acordes com sétima e décima terceira menor

Desenhos de acordes maiores com sétima menor e décima terceira menor, usados com maior frequência em: Jazz, Bossa e MPB.

Acordes Sus com quarta, sétima e nona

Esses são os desenhos mais usados de acordes com quarta e sétima e acordes com quarta, sétima e nona, usados com maior frequência em: Jazz, Bossa e MPB.

Acordes com nona adicionada

Desenhos mais usados de acordes maiores com nona adicionada (tríade + extensão), usados com maior frequência em: MPB e Rock-Pop.

#Significa adicionada. É uma maneira de diferenciar o acorde híbrido com 9 (sem a terça) e o acorde com tríade completa, porém, com a nona adicionada.
Exemplo: C = dó + mi + sol – fundamental, terça e quinta. É uma tríade maior comum.
C9 = dó + sol + ré – ou seja: fundamental, quinta e nona. Ele não tem a terça. Por isso não é nem maior e nem menor – estrutura híbrida.
Cadd9 = dó + mi + sol + ré – ou: fundamental, terça, quinta e nona. Nele permanece a terça.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *