A Musica te deixa mais inteligente

 

É por isso que tocar um instrumento te deixa mais inteligente

albert einstein

” Se eu não fosse físico, provavelmente seria músico. Eu frequentemente penso em música. Eu vivo meus devaneios na música. ”- Albert Einstein.

 

Seja devido a pais incomodarem seus filhos para praticar ou simplesmente preguiça, milhares de jovens abandonam as aulas de música antes mesmo de darem uma chance justa, e, infelizmente, milhares mais nem sequer começam.

Mas você sabia que tocar um instrumento pode torná-lo mais inteligente? Nunca é tarde demais para visitar (ou revisitar) a arte de fazer música. É hora de aumentar esse poder do cérebro!

O todo é maior que a soma de suas partes

Música no Cerebro - O Som das Cordas - Adalberto Bastos

 

Parece bem complicado, não é? A música envolve muitas áreas diferentes do cérebro, fortalecendo, reforçando e expandindo vários processos cranianos para obter melhores resultados. Por exemplo:

  • O córtex motor controla seus movimentos, como tocar um instrumento, dançar e tocar uma batida.
  • O corpo caloso conecta ambos os hemisférios do cérebro, uma exigência quando se toca piano ou outros instrumentos de duas mãos em particular.
  • O córtex sensorial controla o feedback tátil emitido ao dançar ou criar música.
  • Todos os itens acima, além do córtex pré-frontal, do nucleus accumbens, da amígdala, do córtex auditivo, do hipocampo, do córtex visual e do cerebelo, criam uma harmonia de ondas cerebrais que sintetizam lindamente para o melhor aproveitamento cerebral possível.

Então, quando você toca música, você está usando muitas partes diferentes do cérebro, e na verdade está forçando-a a funcionar de forma mais eficiente.

Bastante incrível, hein? Abaixo estão ainda mais benefícios para o cérebro que você receberá ao tocar suas músicas favoritas.

Habilidades Espaciais

A música prepara o cérebro otimamente para a coordenação espacial. Isso é útil ao executar tarefas como resolver problemas, organizar itens, conectar peças ou fazer quebra-cabeças.

O raciocínio espacial viaja nas mesmas ondas cerebrais que a música clássica, portanto, ouvir esse gênero em particular pode colocar seu cérebro no clima para pensar dessa maneira.

Enquanto escutar uma bela peça de Bach terá resultados limitados, aprender a tocar um instrumento pode aumentar sua coordenação espacial em até 30%, dependendo da longevidade das lições.

Processamento Auditivo

Os músicos são claramente documentados para ter melhores habilidades de processamento auditivo, incluindo atenção auditiva (sendo capaz de distinguir sons mais facilmente) e memória auditiva (a capacidade de lembrar as coisas que foram ouvidas).

Essa é uma das maneiras mais valiosas de a música aumentar sua capacidade mental. Essas mesmas habilidades podem ser usadas para estudar materiais para testes, lembrar informações importantes e melhorar a lembrança verbal.

Habilidades motoras

Aprender a ler música também tem suas vantagens. Quanto mais jovem você começar, melhor, já que as crianças que já leram música desde cedo mostraram melhores habilidades.

Visuais e motoras e a constante repetição das mesmas habilidades motoras desenvolve padrões de aprendizagem mais independentes quando as crianças crescem.

Mas esses benefícios também podem ser vistos em alunos adultos (e, como sempre, quanto mais você pratica, mais aprimoradas essas habilidades visuais e motoras se tornarão).

Você sabia disso…

  • Tocar instrumentos de duas mãos, como o piano ou o violino, estimula o desenvolvimento neurológico cruzado e produz os melhores resultados?
  • … Quanto mais você persistir com aulas de música, maiores serão os resultados que você verá?
  • … Cantar enquanto toca um instrumento ajuda você a aprender mais rápido e a reter mais? Quando você adiciona palavras à música, na verdade você está criando mais caminhos para essa informação, de modo que recuperar os dados mais tarde será mais fácil para o cérebro.
  • … Ouvir ou tocar música otimista melhora o humor ao liberar dopamina, também conhecida como “o hormônio feliz”? E enquanto a felicidade por si só é sempre uma coisa boa, quando estamos mais felizes, nossos cérebros também são mais receptivos a idéias novas e diferentes, promovendo melhores hábitos de trabalho e melhores resultados.

Os cérebros musicais são consistentemente mais simétricos que os cérebros não-musicais. Ajude-nos e compartilhe nossos conteúdos.

2 thoughts to “A Musica te deixa mais inteligente”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *